Vídeo: aceleramos a nova Honda CB 1000R 2019 no Brasil

Nova geração da naked chega ao país no primeiro semestre com referências retrô e muita disposição para acelerar

28/11/2018 09:11

Em 2018 a grande novidade da Honda foi a apresentação mundial de um novo conceito de moto naked, que será montada também em Manaus (AM) e vendida no Brasil no primeiro semestre do próximo ano. A CB 1000R era revivida, mas do modelo anterior sobrava apenas o nome. O design dessa nova geração mergulha em referências retrô e prioriza o minimalismo, evitando excesso de adereços. Acelerando também aparecem outras novidades, essa CB se comporta de uma maneira diferente do que estamos acostumados das nakeds esportivas japonesas. 

Para a nova 1000R a Honda, que já produz a CB 1100 com design retrô clássico, buscou uma estética que reinterpreta as referências tradicionais através de uma linguagem contemporânea. Algo que já se via no mundo da customização e que recentemente também ganhou as linhas de produção nas Husqvarna Vitpilen e Svartpilen. Esse “retrô-contemporâneo” foi batizado pela Honda de Neo Sports Café e passou a ser a nova identidade visual da maior parte das nakeds vendidas no exterior, com variações 125, 300 e 650. 

Um novo chassi de aço mais compacto foi criado para essa geração CB 1000R – a moto é 12 kg mais leve que a anterior, apesar do acréscimo de componentes eletrônicos. Nele foram instalados garfo invertido Showa ajustável em compressão, retorno e pré-carga de mola e amortecedor também ajustável, em retorno e pré-carga. A traseira limpa usa um braço oscilante apenas do lado esquerdo, no qual foi instalado o suporte de placa. E do lado direito o protagonismo é da roda totalmente à mostra e da ponteira de escapamento dupla em inox. 

Saber que o motor de 4 cilindros vem da CBR 1000RR Fireblade já faz salivar, mas tem mais: foi reajustado para entregar mais torque e acelerações em baixos e médios regimes, especialmente até 130 km/h. Essa é a grande mudança de conceito nas nakeds de 4 cilindros da marca, uma tendência atual generalizada de se melhorar a progressividade e performance dos motores multicilíndricos desde baixos regimes para que não concentrem a pilotagem apenas em altos regimes. São 998 cm³ que na calibração europeia rendem até 145 cv a 10.500 rpm e 10,6 kgf.m a 8.250 rpm, o que pode sofrer alterações na calibração para o Brasil. 

No painel também minimalista e extremamente fácil de ler há um conta-giros à esquerda, com indicador de marcha central, e as principais informações visíveis no display retangular à direita. Níveis de intensidade da entrega de potência, da atuação do controle de tração e do freio-motor estão sempre à mostra em gráficos redondos de fácil interpretação. Quando se passa o seletor pelos outros modos de pilotagem (Standard, Sport, Rain ou User, personalizado) os gráficos imediatamente mostram a quais mudanças correspondem nos três parâmetros, facilitando a escolha e até personalização do ajuste.    

Pilotando
Estamos acostumados àquelas Honda fáceis de pilotar, de comportamento previsível e nas quais rapidamente nos sentimos seguros, dominando a moto. Para quem gosta de adrenalina os motores muitas vezes são progressivos até demais. A nova CB muda isso, sendo leve, competente e fácil de pilotar, mas extremamente forte quando aceleramos.

Impressionante como a aceleração ficou instantânea e divertida! Mesmo deixando o controle de tração ligado no modo Sport, acelerando com vontade a CB empina e o motor continua cheio de disposição em 2ª, 3ª... Além de acelerar mais rápido e entregar mais potência e torque do que o modelo antigo, com peso reduzido, ficou mais estável em altas velocidades. A dianteira da CB 1000R lançada no final da década passada, praticamente dez anos atrás, ficava “leve” conforme se aproximavam os 200 km/h. 

Pelo painel é fácil ajustar o desempenho, a interface é amigável e estimula a experimentar os modos de pilotagem e regulagens possíveis. Alguém menos experiente ou que queira apenas curtir um passeio pode deixá-la mansa, suave e segura com facilidade. Em resumo é uma moto apaixonante de pilotar, uma ótima surpresa da Honda. Veja mais no vídeo: 

 

©Copyright Duas Rodas. Para adquirir direitos de reprodução de conteúdo, textos e/ou imagens: marcelo@revistaduasrodas.com.br

APLICATIVO



INSTAGRAM