Vídeo: como escolher o óleo certo para sua moto

Conheça o significado das letras e números que indicam a especificação do produto no rótulo

30/09/2021 18:40

Para ter sua moto sempre em boa forma, com a performance que você espera e baixo consumo de combustível, os lubrificantes e fluidos precisam estar em dia. O principal deles é o lubrificante do motor, que reduz o atrito entre as peças e deve ser trocado periodicamente para eliminar resíduos que vão se acumulando.

O manual da sua moto sempre informará de quilometragem para troca e as especificações que esse óleo deve ter. É importante seguir essa recomendação porque o motor foi projetado para receber um determinado tipo de lubrificante. 

O óleo precisa chegar rapidamente aos componentes no momento da partida, e também manter a capacidade de lubrificação em altas temperaturas de funcionamento. Essa é uma equação que só a fabricante da moto conhece, por isso é importante seguir o manual. 

No óleo de especificação SAE 10W30, por exemplo, o 10W significa o grau de viscosidade na partida a frio, por isso tem esse “w”, de “winter”, ou inverno em inglês. A viscosidade mais baixa serve para o lubrificante chegar rapidamente às peças quando é dada a partida. Mas precisa ficar mais viscoso quando aquecido para proteger o motor em temperaturas maiores e altas rotações. Esse grau de viscosidade é o número 30 no nosso exemplo. 

Óleo para scooter é diferente

Na moto o óleo do motor também lubrifica transmissão e embreagem. Por isso é importante olhar no rótulo se outra especificação é a correta: a JASO deve ser MA, isso significa que o óleo foi feito para lubrificar motor e câmbio. Mas se você tem scooter, procure JASO MB, que significa que o lubrificante é diferente e foi feito para lubrificar apenas o motor. O câmbio automático CVT é seco, não funciona com óleo como o câmbio da moto. 

E a última especificação dessa sopa de letrinhas no rótulo, e que também precisa ser a correta para sua moto, é a API, SL aqui no nosso exemplo. São sempre duas letras, começadas pelo “S” para motores a gasolina ou flex como nas motos. A segunda letra, quanto mais distante do “a” no alfabeto, indica que o óleo é um desenvolvimento mais recente. Então o SL é mais eficiente que um SJ.

Se você tem moto da Honda, esse lubrificante é uma novidade. Pro Honda é a nova linha de fábrica, que já vem com todas as especificações corretas para as motos que estão em produção pela Honda. Esse é o óleo Pro Honda SAE 10W30 API SL JASO MA. 

É um semissintético, isso significa que a base de petróleo é misturada a outra base, sintética, desenvolvida em laboratório. Ela mantém características estáveis por mais tempo, resiste mais à oxidação, então o lubrificante é mais eficiente na redução de atrito e dura mais. Na CG, por exemplo, quando a Honda mudou para o lubrificante semissintético os intervalos de troca puderam ficar em intervalos de quilometragem 50% maiores. A linha Pro Honda também tem o óleo Pro Honda Scooter SAE 10W30 API SL com JASO MB. 

Mas para funcionar bem, a moto tem outros lubrificantes e fluidos que devem ser trocados. O manual do proprietário tem as recomendações de intervalo de troca para que cada sistema da moto continue entregando o melhor desempenho possível. Então essa linha de fábrica também inclui o Pro Honda fluido de suspensão SAE 10W, que é o fluido da viscosidade correta para os garfos telescópicos das motos Honda. O Pro Honda fluido para freios DOT4, sintético que atende às especificações dos sistemas a disco das motos da marca. O Pro Honda Óleo para Corrente de Transmissão SAE 90, viscosidade que penetra e protege os elos da corrente contra corrosão e desgaste sem acumular poeira e impurezas. E a Graxa Pro Honda, feita de lítio para aumentar a vida útil de componentes como a coluna de direção. 

Toda essa família de produtos Pro Honda já é vendida nas concessionárias da marca e pode ser encomendada também pelo site.

 

APLICATIVO



INSTAGRAM