Vídeo: como limpar, lubrificar e ajustar o kit relação

Indicamos todos os cuidados para prolongar a vida útil de corrente, coroa e pinhão

26/07/2021 18:48

A manutenção correta dos três componentes do famoso kit de transmissão ou kit relação faz toda a diferença na durabilidade. Você pode aumentar muito a vida útil deles seguindo nossas dicas sobre limpeza e lubrificação da corrente, como manter a folga correta e até a maneira de conduzir a moto para prolongar a quilometragem até a próxima troca do kit.

No dia a dia o cuidado mais importante é manter o conjunto lubrificado com o produto correto e remover periodicamente o excesso de sujeira que vai se acumulando. O lubrificante ideal é o óleo de transmissão SAE 80 ou 90, recomendado pela maioria das fabricantes de motos – em lata de spray ou o frasco de óleo para aplicação com um pincel. 

Se usar spray, proteja o sistema de freio e o pneu para não serem atingidos pelo lubrificante. O material de pastilhas e patins absorve óleo e pode ficar contaminado, nesse caso perderia a capacidade de gerar atrito com disco ou tambor de freio para que a roda pare. 

Por isso discos e tambores também não podem receber lubrificante nem a banda de rodagem do pneu, porque perderia aderência com o asfalto e poderia causar queda numa curva. A graxa não é recomendada para lubrificação da corrente porque nela gruda todo tipo de sujeira, como grãos de areia e terra, que vão deixando a graxa abrasiva e aumentando o desgaste dos componentes do kit.

É importante que a lubrificação da corrente seja feita a cada cerca de 500 km ou como o manual do proprietário da sua moto indicar. Se você rodar na chuva ou lavar a moto, lubrifique em seguida. Não precisa limpar o kit todas as vezes antes de lubrificar, o importante é ir verificando visualmente e quando estiver muito sujo, ou depois de rodar por piso com terra, areia e muita poeira, fazer o processo de limpeza. 

Desengraxante de corrente deve ser aplicado com uma escovinha ou usando uma ferramenta para limpeza para esfregar a corrente pela parte de baixo, além da coroa e do pinhão. Então não se esqueça de remover a tampa que cobre o pinhão! O desengraxante dissolve a sujeira, mas precisa ser removido antes da nova lubrificação enxaguando com água e sabão neutro. Outra escova limpa pode ajudar a remover os resíduos. É importante secar bem antes da lubrificação para garantir que o óleo vai aderir aos componentes do kit, então use um pano limpo se quiser.

Para ficar com o kit relação em perfeito estado só faltará a verificação da tensão da corrente, que deve ter uma pequena folga na parte inferior – sempre é indicada no manual da moto, e no caso da Honda CG que usamos para as fotos deve ficar entre 15 e 25 mm. Com o uso é normal que a corrente vá ganhando folga e ela precisa ser eliminada.

O ajuste é feito movendo o eixo da roda para trás no braço oscilante da suspensão traseira. Neste modelo é preciso soltar a porca do eixo e as contraporcas de ajuste da corrente dos dois lados. Depois gire as duas porcas em sentido horário aos poucos, o mesmo número de voltas em cada, até chegar à folga correta.

Para ter certeza que o eixo continua alinhado as marcas dos ajustadores precisam estar no mesmo ponto da escala dos dois lados, então você pode reapertar as porcas, contraporcas e a porca do eixo. Quando chegar ao limite máximo da escala de ajuste é hora de trocar a corrente, momento em que coroa a pinhão também já devem estar no final da vida útil. O recomendado é sempre trocar o kit completo, para não acelerar o desgaste de um componente novo atuando com outros já gastos.

Se você não se sente à vontade fazendo esses processos ou não tem as ferramentas para ajustar a corrente ou instalar o kit, como um torquímetro para garantir o aperto correto, procure uma concessionária ou oficina para te ajudar. Mas a lubrificação e a limpeza precisam ser feitos com frequência e são procedimentos bem simples, que você pode fazer em casa.

Também é simples identificar quando será necessária alguma manutenção ou a troca do kit: na coroa e no pinhão os dentes precisam estar todos lá, com desgaste uniforme e sem excesso. Na corrente não podem faltar componentes como roletes e placas, ter algum dano na emenda, clip link faltando, trinca ou deformação no pino ou na placa, porque a corrente acabaria se partindo. 

A maneira como você conduz a moto tem muita influência na duração do kit, portanto se você acelera bruscamente nas saídas, troca marchas no limite de rotações e reduz bruscamente, está aumentando o desgaste. Usar a moto com suavidade, trocando as marchas sem excesso de rotação e freando com os sistemas das duas rodas de maneira combinada, prolonga bastante a vida útil do kit. E se chegar a hora de trocar, procure um de aço 1045 com certificação do Inmetro, de marca reconhecida e confiável.

 

©Copyright Duas Rodas. Reprodução proibida de textos e imagens, total ou parcial.

 

APLICATIVO



INSTAGRAM