Vídeo: como usar spray desengripante na moto

O produto multiuso também ajuda na limpeza e previne oxidação de componentes

25/03/2021 18:46

É comum vermos o spray desengripante, também conhecido como antioxidante, sendo aplicado indiscriminadamente na moto. Um dos erros mais comuns é na lubrificação da corrente, que precisa de um óleo mais viscoso para diminuir o desgaste – o óleo de transmissão SAE 90, vendido em frasco ou spray.

Então nossa missão nesta matéria é mostrar as aplicações corretas e benéficas do desengripante, sempre indicando usos aprovados pelas principais fabricantes. Esse produto multiuso tem sim um papel importante na conservação de componentes da moto, que não substitui os lubrificantes em óleo e graxa.  

Originalmente esse tipo de spray de uso geral foi criado para deixar uma película que repele umidade e evita oxidação em metal. Penetra em pequenos espaços e é usado para ajudar a soltar parafusos, destravar mecanismos e remover sujeira ou graxa antiga.      

Nas motos a dica principal é aplicar o spray como uma camada de proteção antioxidante. Isso vale para peças cromadas como escapamento e amortecedores, que também ficam com mais brilho depois da aplicação se lustrados com pano macio.

O efeito protetor se estende a áreas de metal e pintadas que fiquem em contato prolongado com umidade, água acumulada, sal e maresia do litoral. Alguns exemplos são fechaduras de ignição e tanque, rodas e cavalete.

Se for utilizado depois da lavagem o spray também tem a função de formar uma película levemente oleosa que dificulta a aderência de sujeira e ajuda na remoção, substituindo o querosene (um solvente forte que ataca borrachas). São aquelas partes da moto que recebem uma sujeira mais pesada, como barro e piche que fica incrustrado e difícil de remover.

Então além das rodas e do cavalete, o spray pode ser usado no motor e na placa com o cuidado de não deixar que respingue nos pneus e freios. A perda de aderência dos pneus com o asfalto e das pastilhas com os discos causaria riscos de segurança depois, andando com a moto – para prevenir, cubra com um pano ou papelão.

Após alguns minutos da aplicação do spray recomendamos limpar o excesso escorrido com pano macio. Nunca use lã de aço porque risca e remove o revestimento das peças! Outro alerta é que motor e escapamento sempre devem estar frios no momento da aplicação (e limpeza).

Uma última dica de uso do spray desengripante é aplicar no tanque de combustível se for deixar a moto inativa por muito tempo, como meses. Drene o reservatório, pulverize a parte interna com o spray para prevenir oxidação e feche a tampa.

O produto tem várias possibilidades de uso benéficas para a moto, mas é importante aplicar do jeito correto, como uma proteção adicional em algumas peças, sem substituir os lubrificantes de componentes móveis como corrente, eixo de roda, articulações do braço oscilante e caixa de direção.

 

©Copyright Duas Rodas. Reprodução proibida de textos e imagens, total ou parcial. 

APLICATIVO



INSTAGRAM