VIDEO: DESAFIO DE CONSUMO ENTRE HONDA ELITE E YAMAHA NEO

Para descobrir qual é o mais econômico entre Honda Elite 125 e Yamaha Neo 125 UBS em diferentes tipos de uso, mas de forma controlada para que pudéssemos submeter os dois às mesmas condições, levamos Elite 125 e Neo 125 ao nosso circuito de testes. Assista ao vídeo completo no Canal Duas Rodas

12/04/2022 04:04

Em tempos de gasolina a preços exorbitantes escolher um meio de transporte mais econômico pode fazer uma grande diferença no bolso. Esse é o foco dos scooters mais acessíveis de Honda e Yamaha, modelos que abrem mão de um pacote de itens de série recheados em nome de um preço menor (R$ 10.850 pelo Elite e R$ 11.090 pelo Neo). E que também têm na economia de gasolina uma prioridade diante da performance.
Para descobrir qual é o mais econômico em diferentes tipos de uso, mas de forma controlada para que pudéssemos submeter os dois às mesmas condições de teste, levamos Elite 125 e Neo 125 ao nosso circuito de testes oval, que tem retas de mais de 1 km ligadas por curvas de raio amplo. A condição ideal para busca do menor consumo de combustível, já que não há variações de relevo e exigência de frenagens e retomadas para contorno das curvas como num circuito misto.    
Para esta bateria de testes os dois modelos rodaram simultaneamente e sempre juntos na pista, portanto sob as mesmas temperaturas, taxas de umidade e pressão atmosférica. Tudo foi acompanhado por um engenheiro especialista em testes de desenvolvimento de produto para fabricantes, que foi responsável pela aferição dos resultados. 
 
 
Qual gasta menos?
Na primeira parte do teste medimos o consumo mantendo 80 km/h no oval, simulando um percurso rodoviário. Nessa situação o Neo se saiu melhor com a média de 35,49 km/litro de gasolina contra 32,90 km/litro do Elite.
Partimos então para as medições de consumo em uso urbano. Como todos sabemos as condições de tráfego variam muito, por isso existe uma convenção para esse tipo de aferição, que permite, por exemplo, os testes de etiquetagem veicular realizados pelo Inmetro. Sem condições controladas que pudessem ser repetidas seria impossível a comparação dos resultados de diferentes modelos. 
Para simular o trânsito na cidade com variações de velocidade, paradas em semáforo e acelerações usamos a norma técnica SAE J1072, bem conhecida de fabricantes e engenheiros, que define um roteiro padronizado para ser seguido. Um carro foi à frente das motos servindo de guia para que os pilotos seguissem o roteiro de ações determinado pela norma, acelerando na velocidade correta, freando e retomando velocidade nos momentos previstos.
Com velocidades mais baixas e acelerações o resultado se inverteu a favor do Elite, que no circuito urbano chegou a 49,41 km/litro contra 47,25 km/litro do Neo. Então o Honda concluiu os testes como mais econômico em ritmo urbano e o Neo em velocidade rodoviária. O consumo misto dos dois tipos de uso ficou praticamente empatado: 41,37 km/litro do Yamaha Neo e 41,16 km/litro do Honda Elite.
No convívio diário com os dois modelos mais um fator relacionado ao consumo da gasolina pode ser decisivo na escolha, a autonomia. Nos scooters o alcance varia bastante porque há modelos concorrentes com diferenças de até o dobro da capacidade do tanque de combustível. Neste caso o tamanho dos reservatórios tem uma diferença de quase 50%, o que na prática significa que o tanque de 6,4 litros do Elite pode percorrer até 316 km e no neo, com tanque menor para 4,2 litros, o alcance sem reabastecimento é de até 198 km.

APLICATIVO



INSTAGRAM