Vídeo: Harley-Davidson lança nova Sportster 1250 com 121 cv

Batizada de Sportster S, traz o novo motor Revolution Max com refrigeração líquida

13/07/2021 17:07

A Harley-Davidson apresentou nesta terça-feira (13) nos Estados Unidos a nova Sportster S. Um projeto completamente novo, que atualiza o modelo lançado em 1957. A Sportster é o último modelo da linha H-D a ser reprojetado, aposentando o motor V2 mais antigo da marca ainda em fabricação, o Evolution criado nos anos 1980. 

A Sportster S utiliza o V2 Revolution Max que estreou na recém-apresentada big trail Pan America, com refrigeração líquida, numa versão própria com a nomenclatura T e câmbio de 6 marchas com embreagem assistida deslizante. Potência máxima diminui de 150 cv para 121 cv a 7.500 rpm, mantendo o torque máximo de 12,9 kgf.m a 6.000 rpm. 

O foco na Sportster, no entanto, está em baixas e médias rotações. Por isso o Revolution Max 1250T entrega mais de 10% mais torque de 3.000 a 6.000 rpm. Foi mantido o comando de válvulas variável DOHC, porém com novos perfis de cames, além de válvulas menores, novos formatos de caixa de ar, câmara de combustão e pistão.

O propulsor é parte da composição estrutural do chassi, e reduz o peso do conjunto a 228 kg com tanque cheio (a 883 pesava 256 kg). A capacidade continua pequena, para 11,7 litros, e a vocação para distâncias curtas com estilo se traduz também na opção por uma rabeta curta e espaço apenas para o condutor. Um pequeno assento para garupa e prolongador de rabeta estão disponíveis como acessório.

A suspensão dianteira é Showa invertida do tipo cartucho com 43 mm, totalmente ajustável. Já na traseira o amortecedor único com reservatório piggyback tem um registro para ajuste hidráulico da pré-carga. 

Os pneus de volumes generosos compõem parte do estilo da Sportster S com medidas 160/70-17 e 180/70-16. Freios Brembo nas duas rodas, sendo o dianteiro simples do tipo monobloco de quatro pistões com disco de 320 mm. 

Aliás, o ABS reconhece a inclinação nas curvas porque a Sportster agora conta com IMU, o que também beneficia os controles de tração e freio-motor. Todas as seleções são visíveis por um painel minimalista com mostrador TFT redondo de fundo preto. Há quatro modos de pilotagem: Road, Sport, Rain e Custom (para personalizar os controles eletrônicos individualmente).

 

©Copyright Duas Rodas. Reprodução proibida de textos e imagens, total ou parcial.

APLICATIVO



INSTAGRAM