Vídeo: Harley Fat Boy ou Fat Bob?

As duas Harley-Davison têm visual impactante, mas são “brutas” cada uma à sua maneira

16/09/2021 11:00

Os nomes parecidos talvez causem confusão aos menos familiarizados com a tradição da marca americana. Mas suas origens, e até os comportamentos dos modelos são completamente distintos. 

A Fat Bob é uma bobber moderna e urbana, com para-lamas e escapamentos curtos, pneus de perfil alto, componentes pintados de preto e acabamentos foscos, como nos escapamentos. O nome foi usado pela primeira vez em um modelo do final dos anos 1970 e começo de 1980, retornando à linha em 2008 para batizar uma Harley mais esportiva e irreverente, focada em agilidade e performance.

Já a Fat Boy é a releitura de um estilo clássico e mais estradeiro, com os componentes cromados e linhas arredondadas. Criação do final dos anos 1980 inspirada na Hydra Glide de 1949, com estética despojada, minimalista e “parruda”: farol grande e destacado, guidão largo, rodas maciças e pneus largos. 

Nela rodamos segurando um guidão mais alto, com manoplas mais próximas, voltado ao conforto, assim como as plataformas instaladas para manter pés e pernas relaxados em horas de estrada. O ângulo de direção maior (30° contra 28 na Fat Bob) e os 5 cm extra entre-eixos formam conjunto com os pneus 160/60-18 e 240/40-18, de perfil baixo e largo, para garantir estabilidade nas retas de rodovias com bom asfalto.  

O perfil mais urbano e agressivo da Bob é reforçado por uma postura de pilotagem diferente, com guidão reto, braços em posição que potencializa o controle da dianteira. Garfo dianteiro invertido e duplo disco de freio também estão à disposição. 

Os pneus 150/80-16 e 180/70-16, de perfil alto, absorvem as variações do piso urbano irregular e mais inclinação na banda de rodagem facilita as mudanças de direção. Além dos pneus, as pedaleiras convencionais aumentam o ângulo de inclinação possível em 5° quando comparado ao da Fat Boy.  

Nos dois modelos o motor V2 é o Milwaukee-Eight 114 com 1.868cc, que recebe ajustes diferentes nas curvas de potência e torque, mas preserva as mesmas relações de transmissão primária e secundária. O alcance, no entanto, varia porque a Bob não precisa carregar tanto combustível e leva 13,6 litros, reforçando sua vocação urbana, enquanto a Fat Boy comporta 18,9 litros de gasolina para uma maior autonomia. 

 

APLICATIVO



INSTAGRAM