Vídeo: Honda Twister vs. Yamaha Fazer no desafio de consumo

Nova Fazer 2022 enfrenta a tradicional concorrente da categoria 250 na disputa pelo título de mais econômica

04/10/2021 17:15

Um circuito oval com retas de mais de 1 km no interior de São Paulo foi nossa pista de testes para uma nova série de matérias: o Desafio de Consumo Mobil. Em cada avaliação uma dupla de motos disputa qual consegue o menor consumo de combustível em condições de uso rodoviário, urbano e misto. Sempre rodando juntas, nas mesmas condições, com aferição dos resultados por um engenheiro especialista em testes de desenvolvimento de produto para fabricantes.

Nesse primeiro teste a nova Yamaha FZ25 Fazer enfrenta a Honda CB 250 Twister. Concorrentes diretas na categoria 250, a Yamaha tem motor de 2 válvulas que foca economia em uso urbano acoplado a um câmbio de 5 marchas, já a Honda com motor de 4 válvulas e câmbio de 6 marchas. Qual será que gasta menos?  

Na primeira parte do teste medimos o consumo mantendo 80 km/h no oval, simulando um percurso rodoviário. A Fazer rodava em 5ª marcha e a Twister em 6ª. E a Honda se saiu melhor com média de 32,93 km/litro de gasolina contra 31,89 km/litro da Fazer.

Para simular o trânsito na cidade com variações de velocidade, paradas em semáforo e acelerações usamos a norma técnica SAE J1072, bem conhecida das fabricantes, que define um roteiro padronizado para ser seguido. Um carro foi à frente das motos servindo de guia para que os pilotos seguissem o roteiro que previa momentos de aceleração, velocidade constante, freadas e retomadas de velocidade.

No circuito urbano a Twister chegou a rodar 36,32 km/litro e a Fazer 34,11 km/litro. Então a Honda foi a mais econômica nos dois tipos de uso, com média de 34,63 km/litro contra 33 km/litro da Fazer, uma diferença de consumo de quase 5%. Com o tanque para 16,5 litros a Twister roda até 599 km, de acordo com a melhor medição, e a Fazer, com reservatório para 14 litros, alcança até 477 km. 

 

APLICATIVO



INSTAGRAM