Vídeo: jaqueta de couro ou tecido?

Conheça vantagens e desvantagens de cada tipo para fazer a escolha correta

23/07/2021 17:14

A maioria dos motociclistas sabe a diferença básica de uma jaqueta de couro para outra de tecido: é o material. Mas existe muito mais para considerar do que a estética e o preço na escolha de uma jaqueta, que deve ser a melhor para o tipo de uso do comprador. E, pode ter certeza, uma boa escolha evita momentos que podem ser bem desconfortáveis na moto.

Os tipos de couro mais usados nas jaquetas são de vaca, cabra e canguru, além do couro sintético ou ecológico que nada mais é que uma variação do plástico. A principal vantagem do couro é resistir bem à abrasão; por outro lado precisa de cuidado periódico como aplicação de produtos hidratantes e evitar que seja molhado em excesso. Aliás, a jaqueta de couro não pode ser lavada por imersão ou em máquina de lavar roupas.

A preferência pelo couro pode ser motivada por prazer na sensação de vestir e em usar um look clássico, mas é um problema sob sol e calor em baixas velocidades. Em ambiente urbano, com seu característico anda-e-para, a jaqueta de couro atrapalha por ser mais pesada e permitir pouca ventilação. Couro e forro interno perfurados ajudam bastante, porém debaixo de sol nunca serão eficientes na troca de calor como uma malha de tecido.

Versatilidade é a grande vantagem da jaqueta de tecido: se você precisa de ventilação, aquecimento ou até vedação à prova d’água haverá uma jaqueta de tecido para isso, e até modelos com airbag. Quem vive em regiões sem extremos climáticos pode ter só um modelo de jaqueta para o dia a dia em diferentes estações, com aberturas para ventilação, forro e corta-vento removíveis. Isso permite adaptar a jaqueta ao clima, ou pelo menos serve para boa parte do ano entre os picos de temperaturas do verão e do inverno.

Outras opções de jaquetas de tecido para usos mais específicos e extremos climáticos são as ventiladas para ambiente urbano, com áreas perfuradas como uma tela para enfrentar o calor em baixa velocidade, e as jaquetas para frio com tecido mais espesso ou projetadas para viagens, com um corte mais longo na cintura e pescoço para bloquear vento e detritos (estilo parca). Jaquetas de tecido também são mais baratas que as de couro, então você pode comprar uma ventilada para o verão e outra impermeável e com forro para dias frios. 

No quesito proteção as peças de tecido evoluíram bastante nos últimos anos com aplicações de camadas duplas reforçando áreas como ombros e cotovelos. Além das proteções internas contra impactos nesses mesmos pontos e nas costas, que basicamente são as mesmas usadas nas jaquetas de couro. Essas proteções devem ser aprovadas pela certificação europeia CE nível 1 ou 2. Por isso é importante que a jaqueta seja um produto destinado a motociclistas, caso contrário não terá tecido resistente à abrasão ou proteções contra impacto.  

Uma opção mais recente para quem está preocupado com a abrasão em altas velocidades, viajando ou em uso esportivo, mas não abre mão do conforto e da flexibilidade dos tecidos tecnológicos modernos, é a jaqueta de tecido com aplicações de couro em áreas críticas em caso de queda. Outra característica que faz diferença andando de moto são bolsos internos com fecho, ao menos um deles impermeável para itens como celular e dinheiro.

Hoje existem várias alternativas, então nossa recomendação é conhecer e provar modelos de diferentes marcas, verificar a qualidade de tecido, fechos e zíperes para encontrar a que melhor responde às suas necessidades.  

 

©Copyright Duas Rodas. Reprodução proibida de textos e imagens, total ou parcial.

APLICATIVO



INSTAGRAM