Vídeo: KTM 390 Duke 2022

Atualização estética abandona a restrição entre laranja e branco, mantendo itens de série diferenciados na categoria

14/09/2021 17:25

Moto urbana também pode ser uma fonte de prazer e adrenalina. Não tem prova melhor disso que a KTM 390 Duke, que chegou como modelo 2022 na nova cor prata. 

Extremamente leve e bem disposta para acelerar, tem um design impactante e itens de série diferenciados. Tudo na 390 segue o conceito “ready do race” da KTM de foco em esportividade e performance. 

Para começar são só 149 kg com ajuda desse chassi em treliça que é uma especialidade da marca e fica aparente. O peso equivale a uma moto 250, mas com o dobro de potência na Duke: até 44 cv a 9.000 rpm e 3,8 kgf.m a 7.000 rpm. 

Ela também tem uma atenção especial aos componentes, que são comparáveis aos de motos de maior cilindrada. Garfo de suspensão invertido WP de 43 mm, freio com disco de 320 mm mordido por pinça radial de 4 pistões, iluminação full led e até painel TFT colorido.

É muito completo, indica até carga da bateria, velocidade média, tempo decorrido e consumo médio em cada um dos dois hodômetros parciais, além da sempre útil autonomia restante de gasolina. 

Além dos dados que mostra, é cheio de recursos: um deles é a seleção do ABS no modo convencional Road, atuando nas duas rodas; Supermoto, que desliga o traseiro e permite o deslizamento nas entradas de curva; e até a possibilidade de desligar o sistema antitravamento nas duas rodas. A visualização do painel tem modos diurno e noturno para adequar o contraste à luminosidade ambiente, e até a maneira como a shift light indica as rotações para troca de marcha pode ser configurada.      

Montando nela, outro ponto positivo é a posição de pilotagem com guidão largo e reto que facilita os comandos de mudança de direção. O banco é estreito e avança na junção com o tanque para ajudar no controle pelas pernas nas curvas, mas fica largo e confortável na parte de trás.

Uma moto que instiga a acelerar em qualquer volta no quarteirão! Responde rápido e com disposição a qualquer comando, seja do acelerador eletrônico, desde baixas rotações, do freio ou na cópia do asfalto pelas suspensões. Pode ser uma moto urbana e compacta, mas é uma legítima KTM que transmite emoção e entrega performance com muita competência.   

 

APLICATIVO



INSTAGRAM