Vídeo mostra motivo da demissão de Viñales pela Yamaha

Piloto da MotoGP “corta giro” da M1 e câmera onboard registra tudo

23/08/2021 21:08

A relação do piloto espanhol Maverick Viñales com a equipe Yamaha vinha se degradando rapidamente nesta temporada devido aos resultados aquém do esperado. O ápice parecia o anúncio da rescisão de contrato antecipada para o final de 2021, em vez do final de 2022, feito no final de junho. 

Parecia o ponto final, mas ainda haveria mais um episódio para piorar o relacionamento de piloto e equipe no GP da Estíria. Foi o suficiente para tornar a continuidade insustentável até o final desta temporada e efetivar uma demissão imediata. 

O episódio no Red Bull Ring, no entanto, não se tornou completamente público, nem foi detalhado pelas partes quando Viñales foi suspenso pela Yamaha do GP seguinte. A equipe apenas afirmou que o motivo foi o piloto ter deliberadamente operado a moto de maneira “irregular”, colocando em risco o motor e a segurança de outros pilotos. 

O espanhol se limitou a um pedido público de desculpas e confirmou que pilotou a moto de maneira “diferente” nas últimas voltas porque estava frustrado. No GP da Estíria o motor da moto de Viñales apagou no grid de largada e o piloto teve de partir do pit lane, conforme prevê o regulamento. Ele largou após a passagem das outras motos e terminou a prova na mesma última posição, 1min03s atrás do vencedor Jorge Martin (Pramac). 

No vídeo da câmera onboard é possível assistir às duas últimas voltas, em que o espanhol pilota de maneira displicente, deixa o motor atingir o limite de rotações algumas vezes e o faz deliberadamente no pit lane ao recolher a moto ao box. De acordo com o regulamento da categoria as equipes têm um limite de cinco motores por ano para serem usados por cada piloto. Assista ao vídeo completo aqui.    

 

APLICATIVO



INSTAGRAM