Vídeo mostra teste épico de 5.900 km com primeira Honda CG

Jornalista viajou de Manaus a São Paulo com unidade recém-fabricada na nova fábrica, em 1976

18/01/2022 17:01

No dia 4 de novembro de 1976 a fábrica da Honda era inaugurada em Manaus (AM) e as primeiras unidades da CG 125 começavam a ser despachadas para distribuição no país. Uma delas, a unidade nº 19, seria a primeira a rodar: com o jornalista de Duas Rodas Josias Silveira, que partiria para uma viagem-teste épica de 5.900 km até o escritório da revista em São Paulo (SP). 

A viagem de Josias com o novo modelo se completou em nove dias e é um dos temas do vídeo produzido pela Honda documentando os desafios de começar a produzir no país em 1976 no Amazonas. Naquele momento o mercado de motos passava por uma reviravolta após o decreto governamental que paralisava a importação de motocicletas para estimular a nacionalização de produtos. 

Passados 45 anos do teste épico a CG acumulou milhões de unidades produzidas e se tornou o veículo mais vendido no Brasil, à frente dos VW Gol e Fusca. A simplicidade mecânica e a robustez verificada por Josias na viagem se mostraram uma escolha mais adequada para a realidade do país do que a CB 125 importada nos anos anteriores. 

A CG já existia na Ásia, mas passou por modificações em tanque, para-lamas e laterais para o lançamento ocidental no Brasil e na França. Uma moto com comando de válvulas acionado por varetas no bloco e câmbio de 4 velocidades engatadas para baixo, facilidade para a manutenção e para quem começava no mundo das motos.

 

APLICATIVO



INSTAGRAM