Vídeo: o que é o sistema Reflex das Harley 2020?

Leandro Mello explica como funciona o pacote de assistência eletrônica à pilotagem dos modelos Touring

31/08/2020 09:48

A família de modelos Touring da Harley-Davidson recebeu uma grande evolução em 2020: o sistema Reflex de direção defensiva, também identificado pela sigla RDRS. É um conjunto de sistemas eletrônicos que atuam juntos para ajudar o piloto no controle dessas grandes estradeiras da marca. 

São assistentes de pilotagem que mantêm os pneus com aderência sempre ideal e a moto na trajetória desejada, seja em linha reta ou inclinada em curva, em piso seco ou molhado. Para isso, a Harley equipou os modelos Touring com uma central inercial IMU, que monitora ângulos de inclinação da moto. 

Assim cada sistema que você conhecerá nesse vídeo adapta sua atuação a condições de reta ou trajetórias em curva.

Outro ponto importante é que as motos têm freios ABS de atuação combinada, e isso ajuda a ajustar o comportamento de cada roda individualmente distribuindo a força de frenagem. Quando o sistema de freio é acionado só em uma roda, parte da pressão é distribuída para a outra. 

Essa atuação conjunta dos freios nas duas rodas diminui o espaço necessário para frenagem e melhora o controle da moto, porque não acontece aquela transferência de peso para a dianteira que chamamos de “mergulho” – a frente desce comprimindo o garfo e a traseira se levanta, perdendo tração e sobrecarregando a dianteira. Além de ser evitado o risco de passageiro e peso da bagagem sendo lançados contra o piloto.  

Nas curvas a vantagem dos freios combinados é maior ainda, porque a moto também precisa manter a trajetória na pista. Quando só o freio dianteiro é acionado para diminuir a velocidade numa curva, por exemplo, a moto tende a levantar. E com a distribuição de frenagem esse efeito é reduzido. O sistema combinado distribui a frenagem tanto da dianteira para a traseira, como no sentido oposto, quando só o freio traseiro é acionado. 

É importante ter um ABS otimizado para curvas como esse do sistema Reflex porque reconhece a inclinação da moto e se adapta: esse ajuste da pressão hidráulica sobre as pastilhas deve ser diferente nas inclinações para funcionar bem e a trajetória não ser prejudicada. 

O sistema Reflex também inclui controles de tração, na aceleração, e de freio-motor, na desaceleração. Então, numa saída de semáforo ou retomada de velocidade depois da curva, o pneu traseiro não perde aderência por excesso de aceleração ou por causa de piso molhado ou sujo. 

O controle do excesso de aceleração da roda acontece atuando sobre a injeção de combustível e a ignição para controlar a velocidade da roda até que retome a aderência. Se estiver numa viagem e entrar em trecho com chuva, por exemplo, um botão pode ser pressionado para aumentar a sensibilidade do controle de tração para pista molhada. 

E também existe o caso das reduções bruscas de marcha, quando o excesso de freio-motor pode travar a roda traseira e desviar a moto da trajetória. Isso não acontece com o sistema Reflex porque também atua para ajustar a variação brusca de velocidade transferida do motor para a roda na desaceleração. 

Mais dois itens que são parte do pacote de segurança Reflex das Touring 2020 vieram bem a calhar: o freio que pode ser acionado para assistência à partida em subida ajuda a manter a posição da moto parada sem necessidade de ficar segurando o freio acionado ou controlando acelerador e embreagem. É uma conveniência e um fator de segurança, porque assim o condutor fica livre para acionar outros controles do painel sem risco da moto se movimentar. 

Outro item do pacote de assistência eletrônica foi o monitoramento de pressão dos pneus, o TPMS, que alerta para pressão baixa pelo painel. É fundamental porque todos os sistemas que compõem o Reflex interferem diretamente em questões de aderência e precisam fazer a leitura correta do que está acontecendo com rodas e pneus.

O pneu murcho fica com a circunferência menor e uma área de contato maior da borracha da banda de rodagem com o piso. Além da pressão correta interferir em questões de conforto, performance, mudança de trajetória, consumo de pneus e combustível. 

O Reflex, ou RDRS, aumentou muito a segurança e ajuda na pilotagem das Touring da família 2020. 

 

©Copyright Duas Rodas. Reprodução proibida de textos e imagens, total ou parcial. 

APLICATIVO



INSTAGRAM