Vídeo: sistema antiqueda usa jato de gás para levantar moto

21/05/2018 11:05

A Bosch, fornecedora de sistemas gerenciamento eletrônico para assistência à pilotagem e ABS de motocicletas, está desenvolvendo uma nova solução para evitar quedas. O controle de tração já existente em motos de média e alta cilindrada hoje evita a derrapagem da roda traseira limitando a aceleração, mas existem situações em que não é suficiente para prevenir a queda. Por exemplo, ao passar com a moto sobre uma poça de água ou óleo que a faça escorregar rapidamente com a roda dianteira e inclinar em excesso.

O sistema descrito pela alemã Bosch como de “sliding mitigation”, em português “atenuador de deslizamento”, é semelhante à descarga de gás usada para propulsão de astronautas no espaço. Um sensor detecta deslizamento lateral da roda além de um valor programado como limite para sustentação da moto, então gás sob pressão é liberado por um sistema semelhante ao do airbag de automóveis – que a Bosch já produz. O princípio é que o gás liberado do lado externo da curva ou da inclinação da moto repõe a força lateral que deixou de existir para sustentatá-la, e a permite “levantar” à posição anterior evitando assim a queda (veja no vídeo abaixo).     

O conceito ainda está em estudo e sua aplicação em motos de produção também dependerá da viabilidade de custos de produção e reposição em caso de uso do sistema. 

 

Copyright Duas Rodas. Para adquirir direitos de reprodução de conteúdo, textos e/ou imagens: marcelo@revistaduasrodas.com.br 

 

APLICATIVO



INSTAGRAM