Vídeo: Ténéré 700 Rally é tributo à Yamaha original de 1983

Nova versão da big trail evoca tradição da marca no Dakar e traz pacote de série mais completo

24/06/2020 12:06

A Yamaha apresentou nesta quarta-feira (24), com chegada às lojas europeias prevista para julho, uma nova versão da Ténéré 700. Batizada de Rally Edition, incorpora as cores da XT 600Z Ténéré original que participou do Dakar 1983. 

Esta combinação de azul com amarelo se tornou um clássico da Yamaha também na Ténéré produzida no Brasil nos anos 1980 e 1990. Aros de roda dourados equipavam os modelos nos primeiros anos de produção. 

O adesivo com blocos pretos, que a Yamaha chama de “speedblocks”, é outra criação da marca usada em décadas passadas. Surgiu nas pistas de velocidade nos anos 1970 com o piloto Kenny Roberts e foi incorporado a outras iniciativas esportivas da marca, inclusive off-road.

A Ténéré 700 Rally não se limita à pintura e recebeu upgrades. Foram instalados protetores de motor/chassi, radiador e corrente feitos de alumínio. O assento 20 mm mais alto e plano facilita a mudança de posicionamento em uso off-road e tem nova capa que oferece mais aderência.   

Ainda no tema aderência, as peças plásticas pretas na junção lateral de banco e tanque ganharam aplicações de borracha texturizadas para melhorar o contato das pernas com o tanque na pilotagem em pé. Manoplas também foram substituídas por um modelo com textura mais adequada para uso off-road, quando podem ficar escorregadias por causa de poeira e lama.

Por fim, uma ponteira de escapamento Akrapovic emite som mais encorpado do motor de 2 cilindros e 689cc herdado da naked MT-07. Luzes de direção de LED arrematam o visual com componentes mais sofisticados que os usados na versão standard.                 

A tradição da Yamaha no rali Dakar começou com a vitória nas duas primeiras edições da competição com a XT 500, em 1979 e 1980. Sucedida pela recém-lançada XT 600Z em 1983, estreou com 5º lugar e seguiu em desenvolvimento até que a Yamaha dominasse a competição na década de 1990 com sete vitórias de 1991 a 1998. 

 

©Copyright Duas Rodas. Reprodução proibida de textos e imagens, total ou parcial.

APLICATIVO



INSTAGRAM