Vídeo: veja como funciona a jaqueta airbag

Mostramos as diferenças entre o acionamento eletrônico e o mais acessível por cabo

10/11/2020 16:01

A evolução mais recente nos equipamentos de segurança para motociclistas é a tecnologia airbag que vemos nas corridas de MotoGP nos macacões dos pilotos. Quando acontece uma queda, bolsas são infladas de ar em 25 milésimos de segundo para amortecer impactos. 

São sistemas complexos que funcionam de forma autônoma, com baterias que precisam ser carregadas para manter sensores e atuadores em funcionamento. As versões disponíveis para o público, não só do macacão, mas também de jaqueta de tecido sintético, têm preços no país partindo de quase R$ 10 mil.

Uma alternativa de custo mais acessível é a jaqueta airbag com acionamento mecânico, que dispensa sensores, atuadores e bateria que precisa ser recarregada. Ela tem a mesma bolsa de ar embutida na jaqueta, em formato de colete, que protege tórax, pescoço e bacia. 

A diferença do sistema mecânico é o acionamento por cabo, e por isso custa um quarto do preço da eletrônica. Um engate na extremidade do cabo é preso a uma parte estrutural da moto que resista ao movimento de acionamento, sem ficar esticado, para que o motociclista tenha mobilidade. 

Para prevenir o acionamento involuntário, só uma força superior a 20 kg destrava o cilindro de gás preso à outra extremidade do cabo. Depois de alguns segundos a bolsa desinfla, e se a jaqueta e o colete interno não estiverem danificados basta trocar o cilindro de gás para usar novamente.

 

©Copyright Duas Rodas. Reprodução proibida de textos e imagens, total ou parcial. 

APLICATIVO



INSTAGRAM