Vídeo: Yamaha Ténéré World Raid é versão para longas viagens

Nova Ténéré 700 com capacidade para 23 litros de gasolina recebe vários upgrades

15/02/2022 19:10

A Yamaha decidiu resgatar a elevada autonomia das primeiras Ténéré e criar a versão World Raid para longas jornadas, ao estilo da BMW F 850 GS. Ponto focal é a adoção de dois tanques que se estendem para baixo pelas laterais, somando 23 litros e mantendo o centro de gravidade muito próximo ao da Ténéré 700 standard.

Curiosamente são reservatórios separados, com dois bocais, algo que lembra o recurso das duas torneiras de gasolina da primeira XT 600Z Ténéré nacional. No final dos anos 1980 isso permitia que a gasolina das duas laterais chegasse ao carburador por gravidade. Outra novidade que deve agradar aos saudosistas é o retorno da opção de cor azul com faixas amarelas.  

A dianteira também ganhou parabrisa 15 mm mais alto e defletores laterais. Por trás fica um novo painel TFT vertical de 5” no lugar do LCD. Além da conectividade para receber alertas do celular e de diferentes layouts para apresentar dados, permite configurar três opções de atuação do ABS: nas duas rodas, desligado na traseira ou desligado em ambas. 

Logo atrás fica um amortecedor de direção Öhlins com 18 regulagens para formar conjunto com o upgrade das novas suspensões. As duas multiajustáveis com 20 mm de curso extra, sendo o garfo de 43 mm e o amortecedor com piggyback, ajuste remoto da pré-carga e novo link.

A altura do assento passa a 890 mm na Ténéré World Raid, dividido em duas peças para que o traseiro possa ser removido para instalação de bagageiro que aumente a capacidade de carga. Pedaleiras mais largas oferecem mais apoio e conforto para longas viagens, com a possibilidade de remoção da borracha para elevar a aderência das botas em percursos off-road.
 

APLICATIVO



INSTAGRAM