Viñales e Yamaha terminam contrato com efeito imediato

Piloto fica livre a partir de agora e Yamaha terá substituto até o final da temporada 2021 da MotoGP

20/08/2021 18:26

Yamaha e o piloto Maverick Viñales anunciaram nesta sexta-feira (19) que anteciparam a rescisão de contrato do final do ano, com efeito imediato. O piloto foi liberado do restante da temporada e a equipe preferiu substituí-lo por outro, ainda a ser confirmado. 

Viñales ainda estaria sob contrato na temporada 2022, mas ambas as partes estavam insatisfeitas com os resultados. O piloto foi 6º na classificação da temporada 2020 (Morbidelli, na equipe satélite Petronas, foi vice-campeão) e vinha na mesma posição neste ano, enquanto o companheiro de equipe Fabio Quartararo lidera o campeonato com grande vantagem. 

No último GP da Estíria o espanhol terminou na última posição e apresentou um comportamento inadequado na moto nas últimas voltas (ainda não esclarecido pela equipe), mas que a fez suspendê-lo da prova seguinte. Viñales aproveitou para anunciar com a Aprilia seu novo contrato para 2022 e agora parece que a Yamaha desistiu de manter um piloto insatisfeito no grid.  

O espanhol será companheiro de equipe do compatriota Aleix Espargaro e substituirá Lorenzo Savadori. A partir do próximo ano a Aprilia assumirá um lugar no grid como equipe de fábrica, após cinco anos “locando” a estrutura da Gresini – que voltará a ser um time independente, com motos Ducati. 

Viñales está no campeonato mundial desde 2011, quando estreou com a Aprilia na categoria 125cc e foi o eleito Novato do Ano com quatro vitórias e 3º lugar na classificação da temporada. Venceu a então nova categoria Moto3 no ano seguinte, que introduziu as motos 250cc de quatro tempos como substitutas. 

O espanhol passou apenas um ano na categoria intermediária Moto2 e foi contratado pela Suzuki na MotoGP, onde correu por dois anos até se mudar para a Yamaha em 2017. Na categoria principal Viñales soma nove vitórias, 28 pódios e 13 pole positions. A melhor posição na classificação de temporada foi 3ª colocação. 

 

APLICATIVO



INSTAGRAM