24/10/2025 11:58
A Yamaha revelou a Ténéré 700 World Raid 2026, uma atualização completa da sua moto aventureira de média cilindrada, que chega com mais tecnologia, conforto e refinamento para o uso em longas viagens e terrenos desafiadores. O modelo ganhou tanques laterais duplos de alumínio de 23 litros, agora 1,5 kg mais leves, garantindo maior autonomia sem comprometer o equilíbrio. O novo assento único no estilo rally e a posição de pilotagem revisada aumentam o controle e a ergonomia, tanto pilotando em pé quanto sentado.
O conhecido motor CP2 bicilíndrico de 689 cc foi mantido, agora homologado para a norma Euro 5+ e com mais torque em baixas rotações. Entre as principais novidades estão o acelerador eletrônico YCC-T com modos de pilotagem Sport e Explorer, e a introdução de uma IMU de 6 eixos que gerencia controle de tração (TCS), controle de derrapagem (SCS), ABS em curva e controle de frenagem (BC). Os sistemas de assistência contam com três modos selecionáveis — Street, Off-Road e Off — adaptando a moto a diferentes condições de terreno.
A nova geração traz ainda trocas de marcha mais suaves, com a opção de instalar um quickshifter bidirecional, e um conjunto de suspensões KYB totalmente ajustáveis, composto por um garfo de 46 mm e um amortecedor traseiro com curso ampliado (+5 mm, totalizando 106 mm), oferecendo respostas mais progressivas. Outro destaque é o novo amortecedor de direção, ajustável em 16 níveis. O modelo passa a contar também com piloto automático (cruise control) e uma tela TFT de 6,3 polegadas, com conectividade Bluetooth e integração ao aplicativo MyRide.
No entanto, a nova versão não será vendida no Brasil. Por aqui, a Yamaha continuará comercializando apenas a Ténéré 700 convencional, que chegou ao país este ano.