19/01/2016 11:05
A Yamaha apresentou ontem em Barcelona, na Espanha, a versão 2016 da M1, motocicleta que Valentino Rossi e Jorge Lorenzo utilizarão nesta temporada da MotoGP. Aparentemente a moto é a mesma do ano passado, embora o modelo tenha novas rodas de 17 polegadas calçadas, agora, com pneus Michelin. Detalhes mais técnicos não são divulgados pela Yamaha, que se limita a dizer que a nova M1 tem mais de 240 cavalos de potência... As principais novidades do modelo devem estar escondidas sob a carenagem como, por exemplo, a nova central eletrônica (ECU), unidade da marca Magneti Marelli para este ano.
Aliás, a maior dificuldade das equipes em 2016 será acertar o pacote eletrônico, se adequando ao novo software para entregar todo o potencial que os comandos podem oferecer aos pilotos, que por sua vez terão de acostumar com os pneus Michelin.
A equipe Yamaha, atual campeão da MotoGP com Lorenzo, terá mais uma vez uma disputa acirrada com a Honda e Ducati, principalmente, e quem melhor se adaptar a nova realidade da competição sairá alguns metros a frente do rival.
Ficha técnica da Yamaha M1:
Motor: 1000cc, quatro cilindros em linha com virabrequim crossplane
Potência: mais de 240 cavalos de potência
Chassis: deltabox de alumínio com multipolos ajustes. Braço-oscilante em alumínio
Transmissão: câmbio tipo cassete de seis velocidades com relações de transmissão alternativa disponíveis
ECU: Magneti Marelli, em acordo com as regras da FIM
Wheels: MFR de magnesio forjado com 17” na dianteira e na traseira
Pneus: Michelin, 17” na dianteira e na traseira, disponível como slick (pista seca), intermediário, e para pista molhada
Freios: Brembo, dois 320mm ou 340mm discos dianteiros em carbono, com pinça dupla de quatro pistões. Disco simples inoxidável na traseira, com cáliper simples de dois pistões
Peso: 157 Kg