12/09/2014 10:05
Texto Ismael Baubeta
A Yamaha anunciou nesta sexta-feira (10) o lançamento da MT-09 no Brasil. Lançada mundialmente há pouco mais de um ano, a naked de 3 cilindros começa a ser vendida no mercado brasileiro em novembro. São três opções de cores: cinza (R$ 35.990) e roxo e laranja (R$ 36.590), estas duas com garfos dianteiros em dourado, faixa no tanque com o logo MT e emblema em alto relevo como diferenciais.
De acordo com a fabricante, a motocicleta privilegia a agilidade e a facilidade na condução, sem deixar de lado potência e torque. O motor de 847cc rende 115 cv a 10.000 rpm e o torque é de 8,6 kgf.m a 8.500 rpm. O peso é de 191 kg em ordem de marcha. Com três modos de entrega de potência, tem freios ABS como item de série na versão brasileira.
A MT-09 chega para disputar mercado com BMW F 800R (R$ 36.900), Ducati Monster 796 (R$ 37.900), Kawasaki Z800 (R$ 36.390) e Suzuki GSR 750 ABS (R$ 36.900). A expectativa da fabricante é vender cerca de 100 unidades/mês. Na Europa, a família MT é composta hoje por cinco modelos, são eles: MT-09, MT-09 Street Rally, MT-09 Street Tracker, MT-07 e MT-125.
Primeiras impressões
A MT-09 é compacta e oferece boa ergonomia. O motor de três cilindros responde rápido ao giro do acelerador, é instigante. O vira-brequim, tipo Crossplane, tem defasagem de 120°, esta característica faz com que se assemelhe a um motor V2 na rapidez e rispidez de suas respostas.
Há três modos de entrega de potência que alteram diretamente a velocidade da abertura das borboletas da injeção – não se altera o mapa. No standard, as respostas são rápidas e previsíveis; no modo B qualquer indivíduo pode acelerar sem sustos, é bom para iniciantes. O modo A é muito rápido e pode facilitar o erro na pilotagem. Com a moto inclinada é fácil destracionar com a resposta agressiva do motor.
A ciclística é muito boa, a moto é leve e fácil de inclinar. Contorna curvas com precisão, mas no primeiro contato na pista do ECPA, em Piracicaba (SP), as derrapadas foram constantes e geraram alguns sustos. Depois, foi detectado que a calibragem dos pneus estava muito acima do recomendado pela fábrica, provocando as escorregadas.
O sistema de freio é superdimensionado, as pinças de quatro pistões na dianteira são muito potentes e difíceis de modular. Ao menor toque no manete a frente da moto desce com força. No uso mais esportivo, o ABS entra em ação uma fração de segundo antes do ideal.
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Veja abaixo vídeo com a MT-09 em ação: