Yamaha equipa protótipo de três rodas com motor da MT-09

25/10/2017 08:10

A Yamaha aprofundará neste Tokyo Motor Show, que começa no próximo dia 27, o conceito de três rodas já existente nos scooters Tricity 125 e 155. Agora aplicado a um protótipo de moto de alta performance batizado de Niken, com o motor de 3 cilindros da naked MT-09 (847cc, 115 cv a 10.000 rpm e 8,9 kgf.m a 8.500 rpm), propõe unir a estabilidade do duplo sistema de rodagem na dianteira à pilotagem esportiva.

O sistema consiste em dois tubos invertidos de suspensão dianteira de cada lado, atuando sobre rodas menores de 15 polegadas para compensar a perda de agilidade do sistema duplo nas mudanças de direção. Os pneus são 120/70, mesmas medidas usadas pela MT-09 em aro de 17”. A engenhosidade do sistema está nos links entre as duas rodas, que as inclinam em ângulos diferentes para compensar lado interno e externo da curva, garantindo assim mais estabilidade.

Este é o segundo ano em que a Yamaha também exibe protótipos de veículos de quatro rodas, desta vez o urbano monoposto MWC-4 aplica o mesmo conceito de rodas articuladas da Niken para inclinar-se nas curvas, com um conjunto de rodagem herdado das motos e propulsão híbrida. Já a picape compacta Cross Hub tem caçamba para carregar duas motos: comprimento equivalente ao da Fiat Strada e largura maior que a da Toro, com espaço da caçamba otimizado pela dianteira curta e pela parte de trás do cockpit inclinada acompanhando a curvatura dos encostos dos bancos, cedendo assim área extra para as rodas das motos. 

APLICATIVO



INSTAGRAM