Z900RS é nova retrô da Kawasaki que revive a Z1 de 1972

25/10/2017 11:10

O Tokyo Motor Show foi escolhido pela Kawasaki para revelar por completo a nova Z900RS, derivada da base existente da naked esportiva, mas com roupagem retrô. A inspiração do design é reviver o icônico modelo Z1 900 de 1972, a primeira 4 cilindros da marca, desenvolvida com o objetivo de superar a Honda CB 750.

A RS cumprirá o papel de inserir a Kawasaki no mercado retrô que já conta com Yamaha XSR 900, BMW R nineT, Ducati Scrambler, Triumph Bonneville e Honda CB 1100. O comportamento do motor de 948cc foi reajustado com foco em melhorar o rendimento em baixas e médias rotações, passando a entregar até 111 cv a 8.500 rpm e 10 kgf.m a 6.500 rpm (na naked entrega o mesmo torque máximo a 7.700 rpm e alcança 125 cv a 9.500 rpm), além de atuar com um controle de tração não disponível na Z900. Na transmissão de 6 marchas foi mantido o sistema assistido e deslizante, mas a 1ª foi encurtada para facilitar a saída e a 6ª alongada para aumentar o conforto em velocidade de cruzeiro; adicionalmente a relação final também foi alongada.

Apesar da estética clássica e das rodas de liga leve reproduzindo um padrão raiado, o restante conjunto de rodagem é moderno: pneus têm as mesmas medidas usadas por nakeds esportivas, o garfo é invertido com regulagens de compressão, retorno e pré-carga de mola, o amortecedor tem regulagens de retorno e pré-carga, e as pinças do freio dianteiro são radiais.            

Por fim, o design é cheio de referências ao passado. Farol redondo com aro cromado (todo o conjunto de iluminação é de LEDs), painel com dois mostradores analógicos redondos (um display no centro traz dados adicionais como marcador de combustível e indicador de marcha), espelhos retrovisores redondos, tanque arredondado bicolor como na Z1, assento largo com capa de padronagem em “gomos” transversais e cinta para garupa, escapamento 4x1 cromado e rabeta com formato em referência ao da Z1, embutindo a lanterna oval.         

As opções de cores são cereja, como na Z1 900, preto brilhante e verde fosco com preto brilhante. 

APLICATIVO



INSTAGRAM