Série limitada é a melhor Monster já produzida?

Ducati produz 500 unidades da Monster 25º Anniversario, com componentes especiais da versão R e muito mais...

27/06/2018 12:06

A italiana Ducati apresentou nesta quarta-feira a série limitada Monster 1200 25º Anniversario. Serão 500 unidades numeradas em comemoração aos 25 anos da naked, produzida desde 5 de março de 1993. O modelo foi um precursor dessa categoria e responsável por elevar as vendas da Ducati a patamares nunca antes alcançados.

Partindo da topo de linha Monster 1200 R (também existem S e standard), o que mais oferecer numa Monster? A R já possui suspensões multiajustáveis Öhlins com garfo de 48 mm, discos de freio de 330 mm com pinças radiais monobloco Brembo M50, rodas forjadas Marchesini... Um conjunto equivalente ao da Panigale, que muitas superbikes de outras marcas não têm. E que também incluía assistência eletrônica completa com auxílio de unidade inercial (IMU), cornering ABS e quickshifter bidirecional. 

Então a Ducati começou pelo design com as cores da bandeira italiana, inspirada pelo sucesso da Monster S4RS Tricolore 2008. Adicionou pintura dourada ao chassi e rodas Marchesini, e trocou por componentes de fibra de carbono para-lamas e protetores de corrente e escapamento. Peças sólidas de alumínio também foram usadas na troca de espelhos retrovisores, pesos de guidão e tampa do tanque. Simplesmente o melhor em acessórios que alguém poderia querer instalar na moto.

E com função prática, para somar ao pacote técnico da série especial, as alavancas de freio e embreagem são articuladas (além de ajustáveis, claro) e foi instalado amortecedor de direção da sueca Öhlins. Curiosamente, o único item que poderia ser esperado e não está na edição limitada é o escapamento esportivo Termignoni de ponteira dupla cilíndrica, com capas de fibra de carbono, que segue um acessório como na Monster R.

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O motor é o mesmo V2 1.198cc que rende 152 cv a 9.250 rpm e 12,7 kgf.m a 7.750 rpm. E o preço para ter uma destas com a plaqueta numerada? Na Europa, o equivalente a um terço a mais do que a versão S vendida no Brasil, o que corresponderia a R$ 82.900 – pouco mais que a 1299 Panigale standard. 

 

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