28/07/2015 16:44
Texto: Vinícius Piva foto: Mario Villaescusa
Seguimos com a nossa avaliação e o assunto da vez é o sistema de suspensões da Crosser. Não há outra forma de começar o assunto senão falando da impossibilidade de ajuste de pré-carga da mola, algo comum nas motos para adequá-la ao peso carregado. A Yamaha diz que a adoção da suspensão com link em conjunto com a mola progressiva minimiza a necessidade de ajuste pelo condutor.
Fato é que o conjunto desta Yamaha funciona bem. Superar os obstáculos urbanos como lombadas, buracos e vias com pisos irregulares é tarefa que a Crosser faz com ótima desenvoltura graças às equilibradas suspensões. De acordo com a fabricante, o critério para calibração do conjunto foi obter um ponto de equilíbrio entre o conforto e estabilidade, algo que já se nota em outros modelos da marca. E, pela minha avaliação, a engenharia obteve êxito.
A única crítica é que em uso com garupa, apesar de não chegar ao fim de curso ou dar pancadas na traseira, o peso adicional ergue a frente, a deixando “boba”, sem haver meio para uma compensação (enrijecendo a traseira para ceder menos nas ondulações, a frente também tenderia menos a se levantar). Nesse caso, aumentar a calibragem do pneu traseiro de 22 para 28 psi, como recomenda o manual do proprietário, não influi em nada. A intenção com a calibragem é apenas adequar a pressão ao peso.
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