Longa Duração: Yamaha Crosser 150 mês 10

O tema do mês é conjunto de suspensões do modelo; apesar do bom funcionamento, não tem opção de ajuste

28/07/2015 16:44

Texto: Vinícius Piva              foto: Mario Villaescusa

Seguimos com a nossa avaliação e o assunto da vez é o sistema de suspensões da Crosser. Não há outra forma de começar o assunto senão falando da impossibilidade de ajuste de pré-carga da mola, algo comum nas motos para adequá-la ao peso carregado. A Yamaha diz que a adoção da suspensão com link em conjunto com a mola progressiva minimiza a necessidade de ajuste pelo condutor.

Fato é que o conjunto desta Yamaha funciona bem. Superar os obstáculos urbanos como lombadas, buracos e vias com pisos irregulares é tarefa que a Crosser faz com ótima desenvoltura graças às equilibradas suspensões. De acordo com a fabricante, o critério para calibração do conjunto foi obter um ponto de equilíbrio entre o conforto e estabilidade, algo que já se nota em outros modelos da marca. E, pela minha avaliação, a engenharia obteve êxito.

A única crítica é que em uso com garupa, apesar de não chegar ao fim de curso ou dar pancadas na traseira, o peso adicional ergue a frente, a deixando “boba”, sem haver meio para uma compensação (enrijecendo a traseira para ceder menos nas ondulações, a frente também tenderia menos a se levantar). Nesse caso, aumentar a calibragem do pneu traseiro de 22 para 28 psi, como recomenda o manual do proprietário, não influi em nada. A intenção com a calibragem é apenas adequar a pressão ao peso.

Km total da moto: 7.510

Novas versões da Tiger 800 perdem eletrônica e ficam mais baratas

Longa Duração: Honda CB 500X mês 10

Honda mostra versão final da nova Africa Twin em fotos e vídeo

Aniversário de 10 anos da Fazer 250 tem atualização estética

Nas bancas: seis duelos entre big trail e naked

APLICATIVO



INSTAGRAM